Pode me chamar de Mamãe...

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Universo chamado MEU!

Mi bebe,

Quando eu penso no Universo, penso em algo grande, imensurável. Mas ao se tratar de um Universo Particular, a situação muda sendo possível  identificar as partes que o compõe, pelo menos teoricamente. É muito engraçado, ao mesmo tempo estranho e constrangedor quando tento expressar o que denomino de MEU.

Constrangedor por motivos muito claros: Quem sou, como penso e sinto assustam as pessoas. Essa sensibilidade a flor da pele, o descontrole emocional fora de hora, a perturbação mental de quem convive com um turbilhão de ideias e sensações que não cabem no coração, realmente não agrada um número grande de pessoas.

O meu lado bom parece não ser dominante quando me olho no espelho, porque numa releitura de mim, esse pequeno momento de - acordar e ter a reação natural de me olhar - olhar no espelho grande do banheiro na esperança de ver além da imagem, uma alma...Caí por terra quando lembro que as pessoas esperam algo diferente de você. Então, todo dia me pergunto: sou o que quero ser hoje ou sou o que os outros querem que eu seja? Sou a essência de mim ou me confundo ao olhar meu reflexo?

Engraçado refletir sobre o reflexo ou sobre o que a minha imagem desperta em mim - enquanto pensamento - nunca saberei o quanto temos que ser agradável aos outros, como uma obrigação social de ser hipócrita consigo mesmo, numa breve mutilação pessoal de se podar para os outros e, sentir que não é você ali, sabendo naquele minuto, que isso não parece certo.

É muito difícil decifrar as pessoas quando se tem um universo particular conflituoso e cheio de ânsias, dúvidas e mutilações que a vida se encarregou de te dar como quem presenteia um rival. E que, complicado se torna quando o MEU (universo) é mais bonito do que o real, quando você imagina pessoas com defeitos sanáveis, pessoas com qualidades peculiares, únicas e pessoas que no seu universo tem grandes virtudes. E, encontra no mundo o antagônico, um mundo feio e de interesses vis, com pessoas superficiais, que engolem o outro por inveja. 

Hoje me deparei com romances a beira de uma livraria, até comprei um e ao começar a lê-lo vi que é tão natural ser perturbada. As pessoas só não percebem o próprio nível de perturbação porque pensam que aquilo é da essência que o constitui. Afinal, quem se arriscaria a ver um universo colorido como num sorriso e cheios de surpresas como num espetáculo da Broadway e ao mesmo tempo estranho como num filme de Quentin Tarantino que chega a ser assustador.

Quem conseguiria viver num universo em que coabitam "Ursinhos Carinhosos" e "Dexter - Serial Killer"? Jamais alguém entenderia uma pessoa que tem chocolates espalhados por todos os cantos e vive evitando com medo de engordar. Que não liga em comer Sanduíche do Mc Donald's na madrugada, mas que fica se achando gorda no decorrer da semana. Que não sente a culpa de falar o que acha, mas fica se remoendo por falar demais.

Uma pessoa que antes de dormir, aliás, que para conseguir dormir, tem de pensar no que foi durante o dia? Se foi quem deveria ser, quem gostaria de ser ou quem nunca deveria ter sido. Para algumas pessoas é muito fácil agradar...É só deixar que o outro faça escolhas por você, assim você não tem que fazer a reflexão diária que é necessária, até porque, o que teria feito de errado? 

Mi bebe, não deixe que as pessoas brinquem de campo minado contigo. Hasteie a bandeira antes que a bomba exploda, mostre a que veio, mas seja diferente de sua mãe. Seja sutil, na sutileza se consegue tudo e eu errei quando achei que agressividade fosse precisa para demonstrar o vigor de uma luta e nem sempre esse método é o mais eficaz.

Sua vó me disse que também já foi muito assim, agressiva no jeito de ser, provavelmente por sentir demais. Será que a solução para isso é sentir de menos? Quando menos se sente, menos decepção pode te alcançar?

Lembro de uma fase que passei sem sentir nada, como se nem existisse, era praticamente um fantasma andando por aí, olhando a vida como se não fizesse parte dela. Posso dizer com autoridade, isso não é bom, te faz perder a noção do que é importante e você se insere no mundo como se fosse a caixa de gordura da sua casa, em que nada do que as pessoas querem estão ali, mas ao mesmo tempo as pessoas consomem por acharem bom demais, afinal, a caixa de gordura é o que sobra do que foi consumido.

Equilibrar tanto sentir é uma tarefa árdua que estou aprendendo, dói, é como limitar o que você sente ou cortar a energia na melhor parte da novela - há a frustração de não se ver o final do capítulo, mas você não morre por isso, só não consegue ser a mesma pessoa, com tanto fulgor. Você é menor do que realmente é, se aceitando e ao mesmo tempo se repreendendo no decorrer da vida.

Só que os olhos não escondem quem você já foi e a mutilação por que passou até chegar ao ponto de equilíbrio. O olhar conta como um fofoqueiro que você não é só as palavras que proferiu ao se apresentar para alguém, ou os gestos que praticou durante a conversa. O olhar se ofusca e brilha com as situações que aparecem, como quem grita: Estou sendo mutilada! Estou feliz! Estou triste! E por aí vai...

As vezes imagino que me renovarei ao te olhar, mi bebe, como quem vê uma obra de arte, pura e simples na sua beleza de ser pequeno, frágil, esperto, sorridente e resmungão. Vejo você grande me contando seus pensamentos, seus sonhos, suas decepções, como quem pede conselho... Como faço com minha mãe, as vezes. Uma mãe pode ser uma grande amiga, saiba disso e saiba valorizar os conselhos, por mais doídos que possam parecer. Mesmo que contestar seja a primeira reação, muito natural até... Filhos são contestadores desda barriga, chutando, mostrando ali seu descontentamento em estar preso. hahahaha

A minha grande angústia até hoje foi não saber o meu propósito diante do milagre da vida. O questionamento de todo o meu ser é o desconhecimento do porquê de estar viva, qual o meu papel aqui nesse mundo sujo e feio? E porque trilhar caminhos tão difíceis e dolorosos? O motivo vai além da procura pela felicidade. Até porque o conceito de felicidade é simples: são momentos, nada mais que isso.

Mi bebe, saiba que a felicidade são momentos, para que você não fique preso na ideia de uma felicidade eterna, no para sempre. Porque o para sempre pode não existir e digo mais... As histórias ditam finais felizes para rotular o que não podem ter e para vendê-las mais facilmente, como quando contam as lendas que começam com o simplório ERA UMA VEZ... e termina com VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE. Isso é marketing dos escritores e das livrarias para ganhar o pão do dia, porque a felicidade, na verdade, é a sucessão de momentos felizes reunidos num contexto só, como quem conta uma história emendada na outra só para que ela se torne cumprida. 

Child, quando pequenos precisamos disso para continuar nesse mundo feio. Acredito eu que prolonguei essa sensação por muito tempo e sofro com a ideia do mundo ser feio, das pessoas não terem valor, da falsa sensação de felicidade em momentos que na verdade é a pura expressão do pânico e da rede de mentiras que nos envolvemos desde sempre para suportar a realidade de que somos meras pessoas vagando a procura de mais um conto, romance e coisas bonitas. Sinto muito te contar que a vida não é tudo isso. 

Que não amo tudo isso, que quero voltar pro útero que rejeitei quando bebe. Isso é covardia? Será que é medo de enfrentar a realidade ou a saudade de uma época inocente em que todos tinham algum valor? Sei enfrentar o mundo porque todos os dias o faço... Mas será que vale a pena? Será que vale a pena lutar por um mundo sujo e feio? Será que essa luta pode mudar a essência do mundo e torná-lo colorido? 


Mamãe ama imaginar você e tentará fazer seu mundo melhor ;*



Nenhum comentário:

Postar um comentário